A Adutora do Algodão será inaugurada pela presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (09), às 9h, em Malhada, na região do Médio São Francisco, na Bahia. Nesta primeira etapa, a Adutora do Algodão irá abastecer as casas de mais de 120 mil habitantes de diversos municípios e localidades rurais que estão enfrentando a seca mais prolongada dos últimos 40 anos. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também participa da solenidade, ao lado do governador Jaques Wagner.
Segundo Pinheiro, a inauguração marca a política que vem sendo adotada pelos governos Estadual e Federal para a convivência com a seca, na ampliação da infraestrutura hídrica. “Ao mesmo tempo, a maior oferta de carros-pipa, a ampliação do Bolsa Estiagem e Garantia Safra, a renegociação de dívidas dos agricultores e abertura de crédito especial, além do subsídio para a compra do milho são outra linha de ações emergenciais que tem garantido melhorias para o período de longa estiagem”, destaca Pinheiro.
São 265 km de adutoras, uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de lodo, seis elevatórias, seis reservatórios e uma vazão de 480 litros por segundo. Os municípios beneficiados pela primeira etapa são: Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Matina e Guanambi. Também serão atendidas as localidades de Mutãs (Guanambi) e Pajeú do Vento (Caetité), além de comunidades urbanas e rurais situadas ao longo da área de influência do sistema.
Assessoria de Comunicação do Senador Walter Pinheiro (PT-BA)
Gabriel Carvalho / Borega Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário