CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

Deputada Fátima Nunes pede urgente limpeza de açudes e mais agilidade no acesso à água


Urgente limpeza dos açudes que hoje encontram-se secos nos municípios e captação da água da chuva foram algumas das preocupações elencadas pela deputada Fátima Nunes em reunião na manhã desta terça (20), na Comissão de Agricultura e Política Rural, realizada na Assembleia, com a presença do diretor presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro.

Na pauta, a maior seca dos últimos 40 anos que já decretou emergência em 259 municípios baianos nos últimos meses. Junto a outros parlamentares, Fátima Nunes ouviu de Ribeiro os mais recentes investimentos feitos no combate à seca no Semiárido, dentre eles a construção de 97 mil cisternas e a perfuração de 3.200 poços e a garantia de que nenhuma obra será interrompida por falta de recursos, já que esta “tem sido uma prioridade no governo”, disse. o dirigente. Obras como a construção das barragens do Rio Colônia (início em dezembro), Baraúnas, em Seabra (início em 2013), Bacia Sedimentar do Tucano, Araci Norte, Bloco Noroeste (Monte Santo e Euclides) também foram pontuadas.

Em suas visitas locais, a deputada identifica como grave a situação de municípios como Iaçu, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Caldeirão Grande, Tucano, Quijingue, Santa Brígida, Crisópolis, Monte Santo, Uauá, Canudos, Queimadas, Cansanção, Paripiranga, Itapicuru, Itiúba, Ribeira do Pombal e Adustina, por exemplo. “Estas localidades necessitam, emergencialmente, de intervenção pelo que pudemos acompanhar. Precisa preparar os açudes para as chuvas, ampliar a captação da água dos lençóis, pois não mais nada na superfície”, frisou Fátima. Para a deputada, a urgência maior está em fazer com que a pouca água que existe chegue às famílias, tanto para sustento humano quanto animal.

Jamile Menezes
Assessora de Comunicação - Deputada Fátima Nunes

Nenhum comentário: