CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

EUCLIDES DA CUNHA - BA : ENCONTRO DO FUNCEB ITINERANTE

Maria Auxiliadora Moura de Oliveira, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Euclides da Cunha, fez a fala de abertura

Euclides da Cunha, do Território de Identidade 17 - Semiárido Nordeste II, sediou o quinto encontro do FUNCEB ITINERANTE 2012, representando o Macroterritório 3 da Bahia. O evento aconteceu, no turno matutino, no auditório do Educandário Oliveira Brito e, no vespertino, no Colégio José Aras.

Músicos, atores, artistas visuais, artesãos, cordelistas, realizadores de audiovisual, dançarinos, capoeiristas, educadores e gestores de instituições culturais e do poder público estiveram presentes. Havia participantes da própria Euclides da Cunha e das cidades de Conceição do Coité, Quijingue e Tucano. A fala de abertura foi da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município, Maria Auxiliadora Moura de Oliveira, seguida da Representante Territorial de Cultura, Maria Karina Andrade.

Maria Karina Andrade, Representante Territorial de Cultura, falou da mobilização da comunidade cultural do Território Semiárido Nordeste II

Depois das apresentações iniciais, que incluem as informações básicas para que a comunidade cultural tenha entendimento do que é a FUNCEB, como ela funciona e quais são suas principais ações e prioridades para o ano de 2012, o debate foi estabelecido. A demanda mais frequente apontada pelos participantes foi a de formação e qualificação de artistas. Também foram trazidas questões de comunicação e acesso às informações relativas às realizações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a importância de reconhecimento e de incentivo à manutenção de tradições e manifestações populares do Sertão baiano e a necessidade de se estabelecer um sistema integrado de trabalho entre os poderes municipal, estadual e federal na área da Cultura.

Alexandre Molina, diretor de Artes da FUNCEB, apresenta a instituição para os presentes

Dentre os presentes, estavam Antenor Júnior, que respondeu pela direção, pesquisa e roteiro do documentário “Os Sertões na Praça”, realizado com recursos do Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2011, e Cleilton Silva, contemplado na 1ª Chamada do Calendário das Artes 2012, para executar o projeto de teatro “Dom Quixote – A Saga de um Herói Sem Fim”.

Cleilton Silva, ao lado de Carolina Andrade, Elissan Brito e Ana Maria Cavalcante, vai realizar o projeto de teatro "Dom Quixote - A Saga de um Herói Sem Fim", que foi contemplado pela 1ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da FUNCEB

Após o intervalo do almoço, os participantes foram então apresentados ao Calendário das Artes, mecanismo promovido pela FUNCEB de incentivo a projetos artístico-culturais de pequeno porte na Bahia. A expectativa é de que mais pessoas da região estejam preparadas para ter suas propostas também inscritas e contempladas pelo edital.

Depois, todos se dividiram em grupos, para um aprofundamento das discussões específicas de cada setor artístico. Por fim, foi feita a eleição de membros dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, ao lado de representantes eleitos em toda a Bahia, vão dar andamento ao processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, previstos no artigo 13 da Lei 12.365/2011 – Lei Orgânica da Cultura.

Foram eles:
Audiovisual
Titular: Antenor Simões Santana Júnior
Não houve suplente
Dança
Titular: Edmundo Borges Costa Lima Junior
Não houve suplente
Música 
Titular: Emanuel Dantas Ribeiro da Silva
Suplente: Antonio Braz Silva Rocha
Teatro 
Titular: Cleilton Silva Santos
Suplente: Luciano do Carmo Tavares

Os eleitos para os Grupos de Articulação Setorial

Para as áreas de Artes Visuais, Circo e Literatura, não houve indicação presencial, contudo, os eleitos, juntamente com a coordenadora do Macroterritório 3, Aloma Lopes Galeano, e a Representante Territorial de Cultura Maria Karina Andrade, encaminharão para a FUNCEB os nomes dos titulares e suplentes indicados para estes setores.


Por:
Maria Karina Andrade



Nenhum comentário: