CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

INSCRIÇÕES ABERTAS: EDITAIS FUNDO DE CULTURA 2012


Mais de R$ 18 milhões serão investidos em atividades artístico-culturais através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)  abriu as inscrições para 17 editais setoriais, além da Demanda Espontânea, destinados ao público que trabalha, pesquisa e atua na cultura, como artistas, empreendedores, estudantes e grupos. O objetivo dos editais é apoiar a produção, proteção, circulação, formação e pesquisa da cultura no estado. Os editais e a seleção pública para demanda espontânea aceitam propostas de pessoa física maior de 18 anos e pessoa jurídica que atue no exercício de atividades culturais, residentes na Bahia há pelo menos três anos.
Ao lançar os editais e a demanda espontânea, o Secretário da Cultura, Albino Rubim, pontua os novos segmentos contemplados pelos editais – uma forma de abarcar a complexidade da produção cultural da Bahia. “Novas áreas foram abertas, como projetos estratégicos em cultura e formação e qualificação em cultura, e também teremos editais com enfoque na cooperação cultural nos territórios de identidade. Outra mudança está na divisão em editais setoriais, que possibilitam que uma determinada área da cultura, como a música e o teatro, seja compreendida como um todo”, diz o secretário.
As seleções públicas integram a política de fomento à cultura da SecultBa desde 2007, permitindo que os recursos sejam distribuídos a um grande número de produtores, artistas, grupos e instituições culturais. Para o Superintendente de Promoção Cultural da SecultBa, Carlos Paiva, os editais, com critérios pré-definidos e comissões compostas por especialistas da própria área, é o instrumento mais democrático se seleção e apoio a propostas. Ele ressalta que, este ano, será mais simples se inscrever nos editais. “A quantidade documentos necessários para a inscrição foi reduzida ao mínimo”, explica Paiva.
Os editais setoriais são destinados às linguagens artísticas – música, dança, audiovisual, teatro, circo, literatura, artes visuais – bem como a museus e patrimônio cultural, arquitetônico e urbanismo. Também serão contemplados por editais projetos para culturas digitais, identitárias, populares, editoras baianas, economia criativa, projetos estratégicos, territórios culturais e formação e qualificação. Ainda estão previstas inscrições para a Demanda Espontânea, a fim de apoiar propostas cujo objeto não se enquadre em nenhum dos 17 editais lançados.

Por:
Maria Karina
Representante Territorial de Cultura - Semiárido
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Superintendência de Cultura

Nenhum comentário: