Alternativas do controle de doenças garantem produto de melhor qualidade com menos custos ao criador |
Dois pequenos criadores de ovinos do semiárido baiano vão receber, em suas propriedades, Unidades de Observação (UO) do uso do método Farmacha no controle de verminose em pequenos ruminantes. A equipe técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), visitará as duas propriedades selecionadas, uma no município de Ribeira do Pombal e outra em Cícero Dantas,na próxima quarta-feira (28).
O método Farmacha consiste em analisar periodicamente a mucosa ocular dos animais a procura de sinais de anemia, principal sintoma da infecção por parasitas. O agrônomo da EBDA, Antonio Mendes, explica que a grande vantagem do método é medicar apenas os animais que apresentam os sintomas clínicos da verminose. “Isso diminui os gastos do produtor na aquisição de vermífugos, o surgimento de parasitas resistentes e a contaminação da carne e do leite com resíduos químicos”, garantiu Mendes.
Os criadores vão receber capacitação e assistência técnica da EBDA para experimentar da tecnologia em seus rebanhos. Após o período de implantação e observação dos resultados, as Unidades vão servir para demonstração e transferência da tecnologia para outros agricultores da região.
FOTO E TEXTO
Sarah Nóbrega
Assimp/EBDA
Regional Ribeira do Pombal
Nenhum comentário:
Postar um comentário