A decisão do governo de ampliar o IPI para carros importados em cerca de 30% e exigir que as montadoras nacionais tenham 65% das peças de fabricação nacional não inviabilizam apenas a implantação da montadora da Jac Motores na Bahia, como era possível. Tende a ser um tiro pela culatra. Os economistas projetam um aumento generalizado dos carros dito nacionais, diante da procura de peças e, mais ainda, criar problemas para as montadoras coreanas, francesas e até a Toyota. Os carros importados da Argentina por montadoras que estão no Brasil há longo tempo também serão atingidas. Assim, ao invés de queda no IPI, como ocorreu na crise de 2008, a decisão pode derrubar as vendas de veículos nacionais que se tornarão mais caros. Ademais, o dólar está ganhando força e valor, o que é mais um fator contrário à medida. Desse modo, os especialistas estão aconselhando que os consumidores que desejam comprar carro novo que o façam este mês, diante da perspectiva de aumento, o que mais distanciará os preços dos carros fabricados aqui no Brasil e no exterior. A diferença assombra.
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