A Controladoria-Geral da União (CGU) vai fiscalizar as contas públicas de 60 cidades no país, em 23 estados. A escolha das cidades ocorreu por meio de sorteio no último dia 5. A decisão está publicada hoje (18) no Diário Oficial da União (PDF - 1,2 MB). Na Bahia, serão fiscalizados os municípios de Aurelino Leal (13.595 habitantes), América Dourada (15.961), Ubaíra (19.750), Lamarão (9.560) e Canápolis (9.410).
A maior cidade que será fiscalizada é Quirapá, com 314 mil habitantes, no Paraná, enquanto o menor município é Reserva de Cabaçal, com população de 2.572, em Mato Grosso. Criado em abril de 2003, o programa de fiscalização, segundo a CGU, tem o intuito de inibir a “corrupção entre gestores de qualquer esfera da administração pública”.
Ainda serão fiscalizados municípios nos seguintes estados: Espírito Santo, Alagoas, Sergipe, Acre, Paraíba, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Paraíba, Goiás, Santa Catarina e Amazonas.
De acordo com balanço da CGU, já foram fiscalizados 1.811 municípios, o que corresponde a 32,55% do total do país, e foram analisadas contas relativas a cerca de R$ 13,8 bilhões. Os relatórios das fiscalizações são encaminhados aos gestores das políticas públicas. Segundo a CGU, os órgãos governamentais definem as providências para a correção de desvios verificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário