“Tecnologias para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar” foi tema do Dia-de-Campo, realizado na Fazenda Queimadas, município de Adustina, nesta quarta-feira (10). A propriedade foi dividida em três estações para apresentar, de forma prática e dinâmica, as tecnologias desenvolvidas para as culturas de feijão, milho e girassol. O evento contou com um público de 300 participantes, entre agricultores, técnicos, estudantes, representantes de órgãos públicos, associações, sindicatos rurais e todos aqueles envolvidos com a agricultura dos municípios da região.
O Dia-de-Campo foi realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) em Ribeira do Pombal, e pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Sergipe. Técnicos das duas empresas demonstraram o comportamento de algumas variedades de sementes em relação à produtividade, adaptabilidade, qualidade dos grãos e aceitação no mercado. Também foram abordadas questões sobre arranjos produtivos e o uso de adubos e defensivos, focando toda a cadeia produtiva, com especial atenção à agricultura familiar.
Segundo o gerente regional da EBDA, José Augusto Bitencourt, foram escolhidas duas culturas tradicionais na região, o milho e o feijão, além do girassol, porque possuem uma importância econômica e boa adaptabilidade às características do clima e solo. Bitencourt ressaltou a importância de harmonizar o interesse do produtor rural com as pesquisas, enfatizando atributos agronômicos e apresentando os materiais mais promissores para os cultivos na região.
Um dos participantes foi o agricultor do município de Adustina, José Antônio de Menezes Filho, que contou que sempre participa dos eventos da EBDA e elogiou bastante a organização. “O que mais chamou minha atenção foi a presença de estudantes. Muitos pais não podem vir, então os jovens chegam aqui, aprendem com as palestras e levam as informações para casa”, comentou.
Interação com a agricultura familiar
Sobre o Dia de Campo, Bitencourt afirma que este é um evento importante porque aproxima a EBDA da comunidade e favorece uma interação mais direta entre produtores, técnicos e pesquisadores. “São tecnologias simples e acessíveis à agricultura familiar, que possibilitam grande melhoria na produção e, por consequência, na renda e na qualidade de vida dessas famílias”, completou.
No dia 30 deste mês, EBDA e Embrapa estarão reunidas mais uma vez, no município de Paripiranga, para realizar o Dia-de-Campo na Fazenda Lagoa da Vaca.
Fonte:Sarah Nóbrega /Assimp/EBDA/ Regional Ribeira do Pombal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário