CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

BAHIA : Estado receberá 13 mil toneladas de milho para alimentação de animais




A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai entregar 13 mil toneladas de milho em grãos para a Bahia, que serão destinados a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos que utilizam o produto na ração animal. A decisão do envio partiu de uma interlocução do senador Walter Pinheiro (PT-BA) junto ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Os grãos devem chegar entre os dias 8 de abril e 8 de maio, de acordo com o aviso de compra divulgado ontem (27).

Pinheiro alerta que o agravamento da seca exige novas ações emergenciais e impõe outras medidas para além daquelas já adotadas. “Inclusive estamos pleiteando uma nova remessa de milho para a Bahia, da ordem de 50 mil toneladas, para evitar uma maior perda de rebanhos”, destacou.

De acordo com o senador, a carga, composta por sacos de 60 Kg, será entregue nos municípios de Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Vitória da Conquista, Juazeiro, Entre Rios, Ribeira do Pombal e Seabra, para que possa ser distribuída em mais de 200 municípios que convivem com a longa estiagem. Ele passou o dia de hoje (28)em contato com operadores de logística, buscando viabilizar a distribuição do milho.

Além do transporte através de navio, Pinheiro sugeriu que a Conab utilize aviões e caminhões, para acelerar a entrega. O senador estará na próxima terça-feira (02), em Fortaleza (CE), para discutir junto com a presidenta Dilma Rousseff e governadores da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) novas ações de convivência com a seca.

Pinheiro lembra que muitas ações já estão em curso, mas o agravamento da longa estiagem torna necessário que as medidas sejam multiplicadas: “A liberação de recursos para a construção de adutoras, perfuração de poços artesianos, barragens, aguadas, enfim, são medidas que estão sendo tomadas, mas nós precisamos ampliar essa nossa capacidade de ir ao encontro do desejo do sertanejo, que quer ver solução para resolver esse grave problema”, disse.

Além da Bahia, a Conab fará a distribuição de milho nos estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.



Assessoria de Comunicação do senador Walter Pinheiro (PT-BA)



EDUCAÇÃO : SEJA RECONHECIDO PELO MERCADO , FAÇA PÓS-GRADUAÇÃO UNIASSELVI

PÓS-GRADUAÇÃO UNIASSELVI 2013/1

UNIDADE TAMBÉM EM CÍCERO DANTAS




Pedro Tavares vai lutar pela BR 251 e critica demora nas obras das adutoras de Pindobaçú e Ponto Novo




Em entrevista nesta manhã ao radialista Gil Gomes, na Rádio Santa Cruz AM, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) abraçou a causa da BR 251 (rodovia Ilhéus-Buerarema), reivindicação antiga de produtores rurais e várias comunidades da zona rural de Ilhéus. “Vou lutar para que a obra saia do papel. Estamos de olho e vamos cobrar. A BR 251 é lama e sofrimento. Os ônibus não circulam com regularidade. 
Muitas vezes, as crianças faltam nas escolas e os pequenos agricultores têm dificuldades para escoar seus produtos”, disse o peemedebista. Pela tarde, no programa Espaço Livre na radio Paiaiá FM, Tavares fez mais criticas ao governo Wagner e relata o sofrimento do povo da região sem água e a demora na conclusão das obras das adutoras de Pindobaçu, e Ponto Novo. 
De acordo com o parlamentar o Governo está brincando com o povo e já deveria ter tomado providência antes da situação chegar a este ponto, em que a população anseia por água das barragens.

Fonte:Blog do Gusmão, Espaço Aberto e assessoria de imprensa

III Caravana Cultural percorrerá onze municípios da região Sul da Bahia


SÍTIO DO QUINTO : EM MAIO SERÁ REALIZADA A SEGUNDA ROMARIA DA SANTA CRUZ DO SERROTE



Casa Civil e Consórcios Públicos se reúnem para discutir compra de maquinário



O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu, nesta terça-feira (19), com os treze presidentes dos consórcios públicos baianos, que possuem municípios em situação de emergência por conta da falta d´água. O objetivo foi discutir os detalhes sobre a distribuição de equipamentos para infraestrutura hídrica e social. Estiveram presentes, o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça.
O Governo da Bahia autorizou um investimento de R$ 20 milhões para a compra do maquinário, que vai beneficiar 174 municípios. Esta ação reforça a construção e limpeza de aguadas e de barragens, inclusive as subterrâneas, fortalecendo, principalmente, a agricultura familiar.
O secretário Rui Costa destacou a importância desta ação para a política de convivência com a seca no estado. “As máquinas serão usadas prioritariamente para intervenções que vão facilitar o acesso à água para a população. É mais uma forma de o Governo investir no bem estar da do baiano que vive no semiárido, levando água e qualidade de vida às famílias”, disse Rui.
Durante o encontro, também foi discutida a organização da operação das máquinas adquiridas. A contratação de operadores e a manutenção do equipamento ficará sob a responsabilidade do consórcio. Já o combustível, será custeado individualmente, por município, de acordo com o uso.
Segundo Rui Costa, os critérios que determinam a quantidade de máquinas a serem enviadas a cada consórcio serão definidos em conjunto com a CAR. “Levaremos em consideração fatores como a densidade demográfica e o número de municípios associados aos consórcios, além do estado em que eles se encontram em relação à seca. Aqueles que possuem municípios em situação mais complicada serão priorizados”, afirmou.
NOTÍCIAS CASA CIVIL

Pelegrino quer debater políticas de convivência para a seca com a bancada Nordestina




Os deputados federais do Nordeste na Câmara Federal elegeram por unanimidade nesta terça-feira, 13, o deputado Pedro Eugênio (PT-PE) como o novo coordenador do grupo parlamentar da Bancada do Nordeste. Entre os parlamentares baianos que compareceram ao evento em Brasília, o deputado Nelson Pelegrino (PT) antecipou que um dos temas a ser priorizados para debater na bancada do Nordeste é a seca. “Pedro Eugênio assume a Bancada Nordestina num momento importante em enfrentamos a pior estiagem dos últimos 30 anos na Bahia. 

Acho que ele deve procurar unir a bancada nordestina na busca de providências para que a gente possa ter políticas de convivência com a seca. O Governo já anuncia a ampliação do programa Água para Todos, o processo de integração de bacias hidrográficas na região, mas essa seca tem resultados a médio e longo prazo, um deles é a redução do rebanho, das matrizes que foram sacrificadas ou vendidas. 

Então é preciso não só ter uma política de recuperação hídrica, mas de recuperação de pastos, lavouras e matrizes também. Isso é muito importante e nós vamos debater também. Além disso, tem um outro debate muito importante, que está na pauta deste ano, que é o debate do PAC federativo, os royalties do petróleo, da distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outros assuntos”, afirmou Pelegrino que é titular da Comissão das Relações Exteriores.  

Também participaram os deputados Amauri Teixeira, Afonso Florence, Colbert Martins, Daniel Almeida, Josias Gomes, Luiz Alberto, Nelson Pelegrino, Sérgio Brito e Zezeú Ribeiro.

ANTAS - BA : COMUNICADO IMPORTANTE COELBA

 
A COELBA INFORMA À POPULAÇÃO DO ANTAS QUE IRÁ REALIZAR UM DESLIGAMENTO PROGRAMADO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO DIA 20/03/2013, DAS 09H ÀS 15H.
 
SERÃO ATINGIDAS AS SEGUINTES RUAS:
RUA TAMARINDO
 
RUA DA FLORESTA
 
RUA SATURNINO NILO
 
RUA DO GINASIO
 
RUA EDVALDO NILO.
 
O DESLIGAMENTO SERÁ NECESSÁRIO PARA QUE TÉCNICOS DA CONCESSIONÁRIA POSSAM REALIZAR, COM SEGURANÇA, SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E MELHORAMENTO NA REDE ELÉTRICA QUE ATENDE AO MUNICÍPIO.
A EMPRESA AGRADECE A COMPREENSÃO DE SEUS CLIENTES E COLOCA-SE À DISPOSIÇÃO PARA OS ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS.
 
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO
 

III Caravana Cultural percorrerá onze municípios da região Sul da Bahia

Pela terceira vez, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) viaja em comitiva pelo interior do Estado. Entre os dias 18 e 24 de março, a Caravana Cultural - Sul Baiano, formada pelo secretário de Cultura, Albino Rubim, e por uma equipe com cerca de 20 dirigentes e técnicos das entidades vinculadas da Secretaria (Funceb, FPC, IPAC, CCPI e DIMUS), irá percorrer a região Sul do estado, passando por onze cidades de dois Territórios de Identidade – Extremo Sul e Costa do Descobrimento. As atividades da Caravana começam dia 18, em Teixeira de Freitas, e seguem pelos municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itapebi, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro.
 
“As caravanas culturais, além de aprofundar o conhecimento sobre os territórios, possibilitam que a Secretaria formule e desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os territórios”, afirma Rubim. A ação pretende ainda detectar os agentes de cultura e manifestações culturais mais expressivas de cada território e aproximar a população da política cultural que vem sendo desenvolvida pelo Estado.
 
A passagem nas cidades contemplam essencialmente três momentos: apresentações artísticas da comunidade cultural local, visitas a projetos, programas e espaços culturais e um momento de conversa com o Secretário, momento especial em que agentes culturais, artistas e profissionais da área cultural terão oportunidade de apresentar suas demandas, tirar dúvidas e conhecer de perto as propostas e mecanismos de trabalho em escala estadual. A realização da III Caravana Cultural conta com a colaboração de outros órgãos do Governo do Estado, como da Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA), da Secretaria de Relações Institucionais (Serin/BA) e da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/BA).
 
Em outubro de 2012, a Secult/BA realizou a II Caravana Cultural, visitando municípios do Oeste Baiano. Em janeiro do mesmo ano, ancorada no trabalho de visita aos sítios arqueológicos registrados como Patrimônio da Bahia, a I Caravana Cultural teve início, como destino a Chapada Diamantina, organizada pelo Ipac em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
SUL BAIANO
Segunda região de maior atração de investimentos do estado, o Sul da Bahia, integra áreas fortemente marcadas pelo potencial turístico, em função das suas belezas naturais – praias, rios, cachoeiras, manguezais, ilhas, falésias. Dentre as manifestações artístico-culturais próprias da região, chama atenção os folguedos, festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral, com destaque para a Corrida do Mastro, em homenagem a São Brás, São Benedito ou a São Sebastião; os Folguedos Juninos; Folia de Reis; Combate entre Mouros e Cristãos; Marujadas; Bumba-meu-boi,entre outros.
SERVIÇO
O que: III Caravana Cultural Sul Baiano - comitiva da SecultBA
Onde: Territórios de Identidade Extremo Sul e Costa do Descobrimento (Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itapebi, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro).
Quando: de 18 a 24 de março de 2013
 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(Secult/BA)

PARIPIRANGA - BA : MASTER SAFRAS REALIZARÁ II DIA MASTER DE NEGÓCIOS

 
A Master Safras vai realizar entre os dias 15 e 16 de março um dos maiores eventos do ano na produção agrícola , é o II DIA MASTER DE NEGÓCIOS.


Um bom momento para os agricultores e pecuaristas conhecerem as novidades em sementes , defensivos agrícolas , máquinas e implementos.Uma das novidade deste ano é a inauguração da REVENDA AGRALE.



 
 
PROGRAMAÇÃO :
 
DIA 15 DE MARÇO :
 
08h00min : Café da manhã para os agricultores e pecuaristas
 
09h30min : Campanhas de Preços
 
 
DIA 16 DE MARÇO :
 
08h00min : Café da manhã para os agricultores e pecuaristas
 
09h30min : Inauguração da REVANDA AGRALE
 
 

Paulo Afonso ganha campus da Univasf

 
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) implantará, em Paulo Afonso, o seu 3º campus a ser instalado na Bahia. O terreno para a sua construção foi doado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), nesta quinta-feira (14), durante cerimônia realizada no município.

Participaram da solenidade o diretor administrativo da companhia, José Alcântara, o reitor da universidade, Julianeli Tolentino, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, representando o governador Jaques Wagner, e o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, além de deputados estaduais e lideranças municipais.

O primeiro curso a ser oferecido pela Univasf será o de medicina, inicialmente, com 40 vagas anuais, podendo ser ampliadas para 80. O Ministério da Educação já autorizou a contratação de 60 professores e 30 servidores técnico-administrativos para a oferta do curso.

O reitor Tolentino afirmou que a implantação do curso de medicina responde a uma necessidade do nordeste:“Vamos reduzir o déficit de médicos. Teremos, em Paulo Afonso, um polo de referência na área de saúde, já que o objetivo é oferecer, também, outros cursos, como enfermagem, odontologia”, disse.

O papel da educação para o desenvolvimento do estado foi destacado pelo secretário Rui Costa. “A implantação desse campus reafirma o compromisso dos governos federal e estadual em ampliar e consolidar a rede de universidades”. O secretário disse, ainda, que o Estado participará da reestruturação do Hospital Regional Nair Alves de Souza, que será um hospital universitário.

A previsão de conclusão do campus é para 2015, mas a proposta apresentada pelo Governo do Estado, durante a cerimônia, é que o cronograma seja antecipado para que a universidade, numa instalação temporária, entre em funcionamento antes da data. Essa notícia foi recebida com entusiasmo pela paulo-afonsense Tânia Regina. “Estou muito feliz com essa universidade. Quero que se torne realidade logo, porque meus filhos vão poder usufruir do curso superior sem precisar deixar a cidade”, afirmou.
 
Notícias Casa Civil

Moradores de Santo Amaro fazem protesto contra derrubada de quiosque‏

 
A ameaça de derrubada de um quiosque, localizado na Avenida Rui Barbosa – Praça do Bomfim, no município de Santo Amaro, tem mobilizado a população do local. A polêmica tem se espalhado pelas redes sociais e os moradores da região prometem uma grande manifestação para evitar o que chamam de injustiça. De acordo com a proprietária do quiosque, Ana Patrícia de Santana, um preposto da prefeitura teria garantido que a demolição ocorrerá nesta segunda-feira (11). “Até agora (10/03), não recebemos nenhum documento pedindo a desocupação e ele insiste em dizer que derrubará de qualquer jeito. É um absurdo, pois esta é a nossa fonte de renda. É daqui que sustento os meus três filhos”, afirmou.
Patrícia disse ainda que o quiosque existe no local há, pelo menos, 30 anos. “Antes eram outras pessoas que atuavam aqui. Com a minha administração já são 12 anos. Em 2008, o então prefeito João Mello, reformou a praça e, mesmo contra a minha vontade, dividiu a barraca ao meio. Hoje trabalho em apenas metade do quiosque e, agora, querem me tirar até isso”, completou.
 
Conforme Patrícia a única solução apresentada pela prefeitura de Santo Amaro teria sido a transferência para um ponto comercial na rodoviária da cidade. “Como posso aceitar uma barraca na rodoviária morando no Bonfim? Como eu e meus filhos, que me ajudam no quiosque, vamos voltar para casa após o trabalho, tarde da noite? Além disso, qual será este quiosque? Pois, pelo que sabemos, todos os quiosque da rodoviária estão ocupados. Será que outra pessoa terá que passar pela mesma situação que estamos passando agora?", questionou. A administração atual da cidade, comandada pelo prefeito Ricardo Machado, ainda não se posicionou sobre as manifestações.
 
 
Ascom Bonfim


SUL DA BAHIA : Trabalhadores da hotelaria reivindicam piso salarial

 
 
 
O Sindicato dos Trabalhadores em bares, restaurantes, hotéis, pousadas e similares do Extremo Sul da Bahia (Sinthothesb) vem lutando por melhorias salariais e nas condições de trabalho da categoria na Costa do Descobrimento, em geral cidades cuja vocação turística responde por grande parte da sua economia e que tem em sua mão-de-obra a fonte geradora da riqueza do patronato.
 
Graças a sua atuação incansável na defesa da classe, benefícios foram conquistados nos últimos anos. Entretanto ainda há questões a serem discutidas com o sindicato patronal (Sindhesul), como o piso salarial e o Prêmio Assiduidade, concedido aos funcionários da rede hoteleira que não cometeram faltas justificadas entre 01/12/2012 a 31/01/2013, no valor máximo de R$ 77,00.
 
De acordo com o coordenador geral do Sinthothesb, Reginaldo Menezes, o piso salarial mínimo proposto pela entidade é de R$ 750,00, sendo que muitas empresas não o cumprem, realidade que o sindicato luta para transformar. Sendo que o salario médio pago a eles é de R$ 678,00,que é muito pouco para supror suas necessidades básicas. ”Estamos empenhados nas ações que garantam aos trabalhadores uma nova vida, porque a realidade deles hoje é caótica.Os patrões arrecadam e insistem em dizer que estão com problemas de caixa,mas não é o que constamos,ainda mais na alta temporada.”
 
Ocorrerão as assembleias dos trabalhadores nos municípios de Porto Seguro,Eunápolis e Teixeira de Freitas nos dias 20,21e 22/03.
“Estamos unidos e vamos lutar para melhorar a vida dos trabalhadores da hotelaria. Não é admissível que tantos homens e mulheres gerem, com o suor do seu rosto, a riqueza daqueles que lucram com o turismo e continuem recebendo baixos salários”, concluiu Reginaldo.
 
Sinthothesb

FÁTIMA - BA : COMUNICADO COELBA



A COELBA INFORMA À POPULAÇÃO DE FÁTIMA QUE IRÁ REALIZAR UM DESLIGAMENTO PROGRAMADO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO DIA 07/03/2013, DAS 09:00H ÀS 15:00H. 


SERÃO ATINGIDAS AS SEGUINTES RUAS:

RUA MARIA PRETA

AVENIDA DO CONTORNO

RUA 07 DE SETEMBRO

AVENIDA GETÚLIO VARGAS


DESLIGAMENTO SERÁ NECESSÁRIO PARA QUE TÉCNICOS DA CONCESSIONÁRIA POSSAM REALIZAR, COM SEGURANÇA, SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E MELHORAMENTO NA REDE ELÉTRICA QUE ATENDE AO MUNICÍPIO.

A EMPRESA AGRADECE A COMPREENSÃO DE SEUS CLIENTES E COLOCA-SE À DISPOSIÇÃO PARA OS ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS. 


COELBA, SEMPRE AO SEU LADO

Pedro Tavares volta a criticar ausência de investimentos no Norte do Estado‏



A falta de investimentos do governo do Estado na região Norte foi alvo de críticas do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) em discurso na manhã desta quinta-feira (28), durante sessão na Assembléia Legislativa. O deputado, que recentemente visitou a região, relatou sobre as dificuldades enfrentadas pela população do sertão baiano.
            De acordo com Tavares, a má conservação das estradas e também a ausência de segurança na região são problemas antigos. "A situação atual das vias é critica. Há trechos em que os carros não passam. Imaginem o ir e vir de estudantes e enfermos no local. A situação fica ainda pior à noite, pois a péssima estrutura se soma à falta de segurança. Quero ver obras do governo do Estado no Norte da Bahia, obras como a recuperação da BA 210 nos trechos Curaçá-Abaré, Abaré-Rodelas, Rodelas-Glória", afirmou.
O deputado criticou ainda as intervenções “paliativas” do governo ao enfrentamento da seca na região.  "Além disso, o Norte da Bahia sofre com a seca. A população está sofrendo por falta d'água, o rebanho está morrendo. É um sofrimento terrível. O carro-pipa é importante, a cesta básica é importante, mas tudo isso é apenas uma forma de remediar a questão. Quero ações concretas e resolutivas do governo do Estado, quero um projeto de infraestrutura hídrica para o Norte da Bahia", completou.    
 

Por : Odília Martins

Porto Seguro: Imprensa é barrada na Casa da Lenha



A assessoria da prefeita Cláudia Oliveira toma certas atitudes que mostra certo despreparo e cria um mal estar desnecessário na relação governo e imprensa.
Na tarde desta sexta-feira (01), a prefeita Claudia participou de uma reunião para tratar de assuntos pertinentes a instalação da Universidade Federal em Porto Seguro, com o deputado Valmir Assunção, secretários municipais, prefeitos da região, representantes do MEC e da UFESBA.

O evento, "Encontro dos prefeitos da 8ª região" é de total interesse da população e matéria relevante para divulgação da imprensa.A equipe da Namidia (1 jornalista, 1 fotógrafo, 1 cinegrafista e 1 repórter) escalada para cobrir os eventos da prefeita nesta sexta, foi “barrada” na entrada da Casa da Lenha por um de seus secretários que alegou: "o evento é fechado, a imprensa não pode participar. A secretaria de comunicação, vai produzir o release (matéria) sobre o encontro e repassar para que vocês divulguem."
Esse tipo de atitude fere a democracia e o direito a informação, além de ser uma forma arbitraria e desnecessária de "blindar" a prefeita Claudia do contato com a imprensa. Atitude que a própria prefeita, tenho certeza ser contraria. A imprensa tem sido parceira da prefeita Claudia e não pode ser excluida das discursões de interresse publico.
Por: Luzio Nunes da Namidia
Fotos: Facebook gabinete