CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

Política: Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia visita TWB

Na última reunião da Comissão de Defesa do Consumidor foi aprovada a visita a sede da TWB, empresa de transporte marítimo que detém a concessão para operar o ferry boat. Na ocasião será apresentado o plano da empresa para o período de final de ano e verão, quando o fluxo de passageiros fica mais intenso. Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), é uma ação preventiva. “A população precisa saber quais as medidas serão adotadas para diminuir os transtornos nessa época do ano. Quantos ferrys estarão funcionando, se vai existir hora extra, como será a venda de bilhetes com hora marcada, enfim, todo o planejamento para dar conta de um serviço de qualidade para o usuário”, explicou Tavares. A visita à sede da TWB será quarta-feira, dia 30 de novembro, às 10 horas, na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 1051, Água de Meninos.
Por: Assessoria de Comunicação do Deputado

POLÍTICA: VICE-PREFEITA NILDA SE REÚNE COM O DEPUTADO ADOLFO MENEZES E O VICE-GOVERNADOR DA BAHIA OTTO ALENCAR


A vice-prefeita de Adustina Nilda se reuniu em Salvador nesta terça-feira (29), com o vice-governador e secretário de infraestrutura da Bahia Otto Alencar (PSD) e com o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) para tratar de assuntos políticos.
Fonte: Adustina.Net

Cinco bandidos assaltam a Agência do Banco do Brasil de Cafarnaum

 Nesta terça-feira (29), por volta das 9h20mim, cinco homens assaltaram a agência do Banco do Brasil da cidade de Cafarnaum na região de Irecê.

O bando chegou ao local por volta das 8h40h. Os vigias foram dominados e mantidos como reféns. Segundo as primeiras informações, eles estavam numa veiculo Parati, cor cinza, que foi utilizada na fuga.

Os polícias da cidade não puderam impedir o crime por conta do forte armamento do grupo. Os bandidos fugiram em direção ao povoado de Catuaba, por uma estrada vicinal que dá acesso ao município de Bonito.

Assalto faz comércio fechar loja em Tapiramutá

Um assalto registrado agora há pouco numa loja do centro da cidade, deixou em pânico os comerciantes de Tapiramutá. Com medo, e temendo um novo ataque, muitos comerciantes decidiram fechar as portas.

Nos últimos dois anos, além do comércio local, o município de Tapiramutá registrou assaltos às agências bancárias, inclusive num desses roubos houve um verdadeiro arrastão, com mais de uma dezena de bandidos saqueando o Banco do Brasil, Bradesco e Casas Lotéricas, enquanto uma multidão era mantida com refém na praça principal.

As fotos desse assalto correram o mundo, e foram publicadas dezenas de jornais. Informações do Noticia Livre.

VENHA COMEMORAR O NATAL COM LAVÍNIA VARIEDADES!

Política: José Ronaldo diz ter apoio de 10 partidos e 72% nas pesquisas


 O presidente municipal do DEM, em Feira de Santana, José Ronaldo, só deverá declarar que é candidato a prefeito da cidade em março de 2012, mas já anuncia ter 72% da preferência do eleitorado. Em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, o ex-gestor revela já ter a adesão de 10 partidos e avalia o possível cenário da sucessão. Precavido, ele evita críticas ao seu ex-aliado, o atual alcaide, Tarcízio Pimenta, que trocou recentemente o DEM pelo PDT, mas nega as acusações de interferência no governo. “Eu não procurei ninguém espontaneamente. Disse a ele que ele tinha total liberdade de formar o governo. Agora, a campanha foi feita, toda ela, por ele, dizendo que, se ele fosse eleito, seria o terceiro governo de José Ronaldo”, disparou. Ronaldo conta ainda com a possibilidade de o DEM ter o apoio do PMDB de Colbert Martins, caso haja segundo turno na Princesa do Sertão.
Fonte: Bahia Notícias

EDUCAÇÃO: FTC DIZ QUE TODOS OS VENCIMENTOS FORAM PAGOS


 A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) contesta a matéria publicada no último dia 26 nesta Tribuna. Representantes da faculdade visitaram a sede da Tribuna. Segundo a instituição, em toda Rede FTC, os vencimentos foram pagos em todos os meses de 2011. Ainda de acordo com a faculdade, os diplomas estão sendo expedidos regularmente e que é de interesse da instituição deixar o processo ainda mais célere. Abaixo nota da íntegra.

"Em toda Rede FTC, os vencimentos foram pagos em todos os meses de 2011. A situação de atraso veiculada foi pontual no mês de outubro. Sobre este fato, informamos que 90% dos funcionários já receberam os salários e a folha dos docentes está sendo paga desde quarta-feira, 23 do mês em curso e será encerrada nos próximos dias.

Nessa mesma matéria, veicula uma denúncia de pais de alunos sobre o não recebimento de diplomas por seus filhos formados desde 2007. Esclarecemos que os diplomas vêm sendo regularmente expedidos por esta Instituição; que os boletos referentes à chancela estão quitados, não restando dívidas com a mesma, a suposta demora é decorrente do trâmite inerente à expedição do documento e consequente chancela. A instituição tem todo interesse em agilizar esse processo e vem trabalhando para que isto aconteça o mais rápido possível, por isto, busca, também, outras universidades para as chancelas de seus diplomas, além da UFBA.

Sobre a denúncia de que a instituição recebeu nota 2 do Ministério da Educação (MEC) e perdeu autorização para ensino à distância, informamos: apesar da nota 2 (dois) em seu IGC, o Índice Contínuo nos distancia das punições estabelecidas em recente despacho do MEC/SERES publicado no Diário Oficial. Ainda esclarece que a FTC Salvador foi recredenciada no mês de outubro do ano em curso, tendo como resultado um Conceito Institucional 3, devidamente publicado no site oficial do MEC para consulta pública – emec.mec.gov.br, o que comprova e evidencia que não sofreu nenhuma punição ou sanção. Quanto ao Ensino a Distância, a IES recorreu da decisão do Ministério de Educação sobre a suspensão de vagas e possível descredenciamento desse curso. O processo do EAD da FTC encontra-se em avaliação no Conselho Nacional de Educação e ainda não houve decisão final do MEC.

Foi noticiado também que professores disseram que a instituição desviou verba no vestibular desse mês e que o dinheiro está sendo empregado em compras de bens materiais, em nomes de “laranjas”. Diz ainda que devido às dívidas trabalhistas, oficiais de justiça foram à instituição há dois meses e tiraram alunos que estavam em aula nas salas do curso de odontologia e levaram as cadeiras. Há neste comentário tergiversação dos fatos. Resta-nos investigar!

Diferentemente do veiculado, não houve vestibular no mês em curso. O ultimo vestibular aconteceu no mês de setembro deste ano. Quanto aos "possíveis" recursos captados e seu destino, esclarecemos que foram utilizados para pagamento das despesas do mês de outubro. A mantenedora informa que a assessoria jurídica da FTC entrará em contato com a diretoria desse jornal para solicitar a origem desta malfadada e injuriosa informação, a qual versa acerca da malversação das verbas arrecadadas em suposto vestibular que se repise NÃO OCORREU. Na verdade, a Rede FTC o realizará neste domingo, 27 de novembro.

A FTC Salvador fez investimentos em seu curso de Odontologia, substituindo as cadeiras antigas por outras novas. O equipamento antigo encontra-se no depósito da instituição. Estranhamos a esdrúxula afirmação de cadeiras do Curso de Odontologia entregues à Justiça, e de alunos retirados de aula por esse motivo.

A informação de que “Mestres e Doutores foram mandados embora e apenas professores Pós-graduados estão dando aulas o que não é permitido pelo MEC”, contém outro equívoco: diferentemente do que foi veiculado, o MEC estabelece que apenas professores Pós-graduados podem dar aula. E um professor pode ser Pós-graduado em diferentes níveis: Especialização, Mestrado e Doutorado. Reafirmamos: nenhuma unidade da Rede FTC está demitindo seus professores Pós-graduados, especialmente os Mestres e Doutores – que são essenciais para a qualidade do curso e consequente obtenção de boas notas nas Avaliações do MEC.

Neste mês de novembro, foi publicado no EMEC - emec.mec.gov.br - as notas do Recredenciamento das diversas unidades da Rede FTC e o conceito final da FTC Salvador nessa avaliação foi 3 (três), o que só seria possível com a manutenção de um quadro de mestres e doutores em número igual ou superior às exigências legais. Sobre isto afirmamos: a IES atende, em condição superior ao adequado, as exigências do MEC no tocante à titulação de docente em seus cursos.

A comunidade interna vem sendo esclarecida devidamente sobre as ações atuais e efetivas adotadas pela mantenedora para resolução da situação pontual de atraso de salários, a exemplo da reunião nesta última quinta-feira, 24, entre coordenadores, gestores e professores da IES. A FTC tem-se pautado em uma gestão transparente, sempre mais próxima aos seus colaboradores, empreendendo esforços para aprimorar, cada vez mais, a qualidade de seus cursos, adotando atitudes concretas, com seriedade e responsabilidade para a solução de seus problemas".
Fonte: Tribuna da Bahia

HOMEM TENTA SUICÍDIO E VIRA CELEBRIDADE DURANTE SHOW DA BANDA GATINHA MANHOSA

Seria mais uma edição comum da tradicional Festa do Cajú, no município de Olivença, se não fosse um detalhe inusitado, um homem sobe na estrutura metálica do palco e ameaça pular de uma altura de mais de 10 metros.

O fato aconteceu na última sexta-feira (18) em um dos dias de shows da festa. No momento a banda Gatinha Manhosa se apresentava, quando foi surpreendida por um sujeito conhecido por Gileno, que estava no ponto mais alto do palco, ao lado da estrutura de sonorização.

Segundo testemunhas, foram chamados policiais, bombeiros e até integrantes da banda para tentar fazer o indivíduo a descer do local. Após mais de uma hora as dançarinas da banda conseguiram convencê-lo a descer.

Gileno foi levado até a sua residência. O acontecimento movimentou a pequena cidade de Olivença, e transformou o cidadão em celebridade nos últimos dias. “Quem não esteve no dia ficou muito curioso pra saber quem era o rapaz que tentou pular do palco na festa”, relatou uma cidadã oliventina.

Fonte: Alagoas na Net

Esporte: Quatro anos após tragédia da Fonte Nova, estádio renasce sem esquecer o passado

Nova arena terá museu para relembrar a história do futebol baiano. Memorial para as vítimas do acidente de 2007 não consta no projeto.

Setor leste, onde ocorreu a tragédia, é o que tem as obras mais avançadas

Entre gruas, lajes, caçambas e operários, uma imponente construção começa a tomar forma. Não é uma construção qualquer. Cercada de histórias, a Fonte Nova ressurge, mas nesta sexta-feira, 25 de novembro, o barulho da obra silencia. Completam-se quatro anos de uma das maiores tragédias do futebol brasileiro.

Há quatro anos, um dia que deveria ser de festa tornou-se trágico. Dentro de campo, o Bahia empatou com o Vila Nova e conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Nas arquibancadas, o drama. Parte de um dos degraus do anel superior do estádio cedeu e sete torcedores morreram.

Márcia Santos Cruz, Milene Vasques Palmeira, Midiã Andrade dos Santos, Jadson Celestino Araújo Silva, Djalma Lima Santos, Anísio Marques Neto e Joselito Lima Júnior, perderam suas vidas no acidente. Quatro anos depois, é justamente o lado leste do estádio, o mesmo onde aconteceu a tragédia, o setor que tem as obras mais avançadas no processo de construção da nova Fonte Nova.

Neste mês de novembro, o avanço físico da obra ultrapassou os 35% de execução. Já foram finalizadas as etapas de demolição, reciclagem do concreto, terraplanagem e fundações da arena. Na fase atual da obra, estão sendo executados os serviços de montagem da superestrutura da arena (pré-moldada e moldada in loco), com a colocação de pilares, vigas e lajes.

Confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Fonte Nova luta contra o tempo para também se garantir como sede da Copa das Confederações de 2013.

Ferida aberta...

A tragédia de 2007 estava anunciada há tempos. Menos de um mês antes, um relatório elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquiteturas e Engenharia (Sinaenco), apontou o estádio baiano como o pior entre os 29 principais do país. Problemas nos banheiros, de ferrugem e oxidação foram apontados no estudo, o que não foi suficiente para impedir a tragédia.

Poucos meses após a interdição do estádio, chegou-se cogitar a possibilidade da construção de um memorial para as vítimas. A ideia não deve sair do papel. A homenagem aos sete mortos na tragédia não está nos planos da nova arena. No entanto, é possível que o acidente seja lembrado dentro do novo estádio. O projeto de um museu do futebol baiano faz parte da nova Fonte Nova.

Aos poucos, a nova Fonte Nova começa a ganhar forma

Independente da criação do memorial e das homenagens, as sete vítimas certamente não serão esquecidas por seus familiares. Quatro anos depois, a maior parte prefere o silêncio. Familiares ouvidos pela reportagem, e que pediram para que não fossem identificados, afirmaram que o seguro de R$ 25 mil prometido pela CBF já foi pago. Além disso, eles recebem uma pensão com valores variados, mas que correspondem ao salário das vítimas. A mãe de uma das vítimas recebe apenas R$ 500 por mês.

Quem também não esquece o dia 25 de novembro é o Jader Landerson. Único sobrevivente da tragédia, o garoto de poucas palavras é sucinto.

- Não gosto de ir ver mais, não – diz o jovem de 21 anos, contando que deixou de lado sua antiga paixão, o Bahia.

Na queda de uma altura de 15 metros, Jader fraturou três vértebras da coluna e parte da coxa esquerda. O acidente também deixou marcas invisíveis: ele ficou com um pequeno distúrbio por causa da pancada na cabeça. Por conta das sequelas, Jader Landerson tem que fazer sessões diárias de fisioterapia. De segunda a sexta-feira, 1h30 de exercícios. Um carro disponibilizado pelo governo do estado serve como transporte.

Com seus dramas e feridas abertas, a Fonte Nova ressurge com a esperança de reescrever novos dias de história que tenham apenas finais felizes. E que o 25 de novembro de 2007, sirva apenas como lição de erros que não podem voltar a acontecer.

Por Onde Anda? Débora Brasil relembra seus tempos de É o Tchan

Agora missionária, a ex-morena do Tchan manda o recado: "Fama e dinheiro passam. O que fica é a glória divina".

As roupas curtas e justas deram lugar a saias compostas e camisetas discretas. A dança agitada e cheia de insinuações virou uma performance contida, em clima de "adoração". Assim como algumas outras personalidades da música, a ex-dançarina do É o Tchan Débora Brasil teve a música gospel como destino - a "missão" se dedica desde 2007.


Primeira dançarina do grupo, então chamado de "Gera Samba", Débora Brasil foi pioneira nos passinhos que conquistaram toda uma geração. Ao lado de Carla Perez, a morena do Tchan inspirou crianças e adolescentes ao som da mais famosa banda de pagode brasileira, liderada por Cumpadre Washington e Beto Jamaica - com quem, inclusive, teve um relacionamento de 5 anos. "Saí do É o Tchan e continuei com Beto. Na banda "Dengo de Mulher", que criei depois de sair do grupo, tive muita ajuda dele. Mas depois de 2 anos, foi cada um pro seu lado. Não deu certo", diz.

Débora Brasil e Ivan Dias

A saída aconteceu em 1996, e o desapego ao "É o Tchan" e aos holofotes não foi tão fácil. Primeiro, Débora tentou carreira solo, e chegou a dançar e cantar em alguns carnavais pelo país. A persistência, no entanto, se transformou em frustração: depressiva e com seu nome envolvido em escândalos - a exemplo da macumba que teria realizado para a ex companheira de grupo - a morena só conseguiu retomar seus projetos depois de se converter na igreja "Missão Mundial do Trono de Deus", de onde hoje é missionária. " Minha saída do Tchan não foi uma troca direcionada a musica gospel, vim pra igreja num momento muito difícil e através dessa minha entrada, comecei a cantar dentro da igreja, depois de uns 4 anos" diz. "Foi quando descobri que o que eu fazia no mundo, também tinha liberdade de fazer direcionada à Deus. Deus me deu o dom e eu estou devolvendo em forma de música".

Débora vê a época de dançarina como um ciclo que foi cumprido. Hoje, ao se considerar uma "pessoa melhor", diz não se arrepender do tempo em que dividiu os palcos com Beto, Cumpadre Whashington, Jacaré e Carla Perez. "Não me arrependo, de forma nenhuma, dos tempos de Tchan. Hoje eu sou uma nova criatura, vivo o melhor de Deus. Não me importo que me julguem, que me apontem. Deus que é soberano, só Ele compreende todas coisas". Sobre Carla, e os boatos que envolvem os nomes das duas, Débora nega qualquer resquício de rivalidade que perdure até os dias atuais." Eu e a Carla somos amigas, companheiras. Tudo que aconteceu no passado, ficou no passado. Nos falamos essa semana, foi o aniversário dela e meu também. Como ela também é evangélica, nossa relação é ainda melhor", contou.

Dias atuais

Com 41 anos, morando em Salvador e "aguardando providência divina" quando o assunto é amor, Débora viaja pelo Brasil em busca de novos adeptos à igreja que frequenta. Recentemente, a missionária gravou um DVD ao lado de outros cantores gospel, que por sinal, também são proveniente da música "profana" baiana. "Participei do projeto de Ivan Dias (ex- Laranja Mecânica). Em seu DVD, vários outros nomes da música baiana estiveram, como Lázaro (ex Olodum), Ícaro Dias, Julinho (ex-banda Reflexus) e Silvinho do Acordeon." conta, sobre gravação que aconteceu no dia 10 de setembro em Salvador. A mensagem que Débora deixa para as atuais dançarinas e até para os fãs do grupo é: "Aquele tempo passou. O dinheiro, a fama e o sucesso também passam. A glória de Deus fica", depõe.

Carnaval: Bahia será tema de escolas de samba do Rio de Janeiro


 A Bahia será tema de duas escolas de samba do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro, em 2012. A Portela traz samba-enredo sobre as festas de largo de Salvador, como a Lavagem do Bonfim. Já a Imperatriz Leopoldinense homenageia o escritor baiano Jorge Amado, que em agosto do ano que vem comemora o seu centenário. Para o compositor e professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Costa Lima, retomar o tema da Bahia no desfile das agremiações será "interessante". O músico lembra que a imagem do estado muitas vezes foi formada por criações cariocas, como a da cantora Carmen Miranda e a de personagens veiculadas em novelas. “Os meios de comunicação do Sudeste sempre tiveram tendência de tratar a gente de forma caricaturada. Ver esse jogo acontecer ao vivo é curioso”, disse em entrevista ao jornal A Tarde.

Política: Negromonte chora e diz que sairá se sentir "desconforto" de Dilma


O ministro das Cidades, Mário Negromonte, cuja pasta está sendo alvo de várias denúncias de irregularidades, chorou ao agradecer aos políticos baianos e afirmou que não ficaria “de joelhos” por cargos, durante a cerimônia de adesão de 55 prefeituras baianas ao programa Minha Casa, Minha Vida 2, nesta sexta-feira (25), em Salvador. De acordo com informações do A Tarde, no seu discurso, na sede da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Negromonte falou a jornalistas não ter “apego” a cargos, mas assegurou que se sentir “desconforto” da presidente Dilma Rousseff em relação a ele, pede demissão. Ele negou irregularidades no projeto de mobilidade urbana de Cuiabá. “O obra ainda não foi licitada”, defendeu. O governador Jaques Wagner defendeu o aliado, lamentou os ataques e acusações ainda sem provas e até brincou com as especulações sobre a reforma ministerial, por incluírem as saídas dos baianos Negromonte e Afonso Florence (Ministério do Desenvolvimento Agrário). “O pessoal fica com ciúme da Bahia. Diz que a gente fez muito ministro baiano e toda hora fica dizendo que um baiano vai cair, mas, se Deus quiser, a energia baiana vai segurar todos vocês para continuarem trabalhando pelo Brasil e pela Bahia”, ironizou Wagner.
Fonte: Bahia Noticias

Esporte: Estudo de marketing põe Neymar em 6º lugar entre mais valiosos do mundo


 Neymar é o sexto jogador mais valioso do futebol mundial, avaliado em € 50 milhões (R$ 122 milhões). Esta é a conclusão de um estudo de marketing feito pela empresa brasileira Pluri Consultoria, que levantou números e valores dos 60 principais mercados da bola. Porém, levando em conta a idade do craque (19 anos), ele está "barato".

O craque do Santos só ficou atrás de Lionel Messi (€ 100 milhões, ou R$ 244 milhões), Cristiano Ronaldo (€ 90 milhões, ou R$ 219 milhões), Andrés Iniesta (€ 65 milhões, ou R$ 158 milhões), Cesc Fàbregas e Wayne Rooney (€ 55 milhões, ou R$ 144 milhões). A empresa diz ter usado como fontes seu próprio levantamento, a "imprensa especializada" e o site "Transfermarket".

- A combinação de crescimento econômico, gestão profissional e melhoria do marco regulatório do futebol permitirá que, no futuro, jogadores de ponta do futebol mundial tenham o mercado brasileiro como possibilidade concreta de atuação. Nesse cenário chegaremos num estágio em que veremos times brasileiros contando com jogadores como Wayne Rooney e Iniesta ao lado de Neymar e Kaká. E viajaremos pela Europa vendo meninos vestindo camisas de times brasileiros. Aposto que esse é o futuro - escreveu o economista Fernando Pinto Ferreira, responsável pelo relatório "Painel Pluri Futebol 2011".

Na lista divulgada pela empresa, apenas Neymar atua no Brasil entre os 20 jogadores citados. A Espanha é o destaque: metade da relação atua no país (oito no Barcelona) e 40% dos jogadores são espanhóis. Além do craque do Santos, o Brasil tem só mais um atleta: Daniel Alves. Coincidentemente, os dois também representam o futebol canarinho na disputa pela Bola de Ouro de 2011.

Ao levar em conta "instrumentos estatísticos e econométricos", a empresa chegou à conclusão que Neymar é o único da relação de 20 atletas considerado "barato" de acordo com 11 variáveis determinantes para definir o valor dos jogadores: idade, qualidade técnica, disciplina tática, disposição e regularidade, capacidade de definição de jogo, aspecto disciplinar e espírito de equipe, posição em que joga, presença na seleção de seu país, condição física / clínica, títulos conquistados e capacidade de geração de retorno de marketing.
Fonte: Globo Esporte

EBDA divulga Programa ABC a produtores de leite


Durante reunião da Cooperativa dos Produtores de Leite de Ribeira do Pombal, realizada na manhã desta quarta-feira (23), na sede da cooperativa, o engenheiro agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), José Augusto Garcia, falou aos cooperados sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Governo Federal. Com o objetivo de estimular a adesão dos agricultores, o agrônomo explicou os incentivos governamentais para a redução da emissão dos gases do efeito-estufa pela agricultura.

Na palestra, Garcia explicou a ligação entre a criação de gado e a produção de gases-estufa. “A fermentação anaeróbica do esterco, que acontece principalmente quando os animais são criados em regime de confinamento, libera gás carbônico (CO2) e metano (CH4) em altas concentrações, o que polui o ar e contribui para o aquecimento do planeta”, esclareceu o agrônomo.

O programa prevê incentivos do governo para instalar biodigestores nas propriedades rurais, aproveitando os dejetos do gado na produção de biogás e geração de energia elétrica. Na implantação do programa, Garcia explicou que selecionará propriedades com rebanhos acima de 40 cabeças, para implantação e acompanhamento da instalação do biodigestor. “Essa é uma oportunidade magnífica para reduzir os impactos negativos da ação do homem no meio ambiente e ainda aumentar a renda do empreendimento, já que a energia limpa gerada pode abastecer a propriedade e o excedente ser vendido para as concessionárias”, elogiou o presidente da cooperativa, José Nazareno Fonseca.

“É um sonho pensar que nosso sertão possa produzir energia. Tenho grande interesse nessa tecnologia que agora, com incentivo do governo, estará muito mais acessível”, comemorou o criador José Jorge Dantas Martins.

Mais renda, mais alimentos

O Programa Agricultura de Baixo Carbono, criado em 2010 pelo Governo Federal, dá incentivos e recursos para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis. Tudo para mitigar e reduzir a emissão dos gases de efeito estufa – gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso.

Além da implantação de biodigestores, conforme informou José Garcia, o Programa ABC prevê ainda investimentos para recuperação de pastagens, na integração lavoura/pecuária e para implantação de sistemas agroflorestais. “A ideia é difundir uma produção agropecuária sustentável, que preserve o meio ambiente e proporcione mais renda ao produtor e mais alimentos para a população”, finalizou Garcia.

Fonte: Assimp/EBDA

Bahia: Legislativo aprova projeto do Governo que garante piso nacional a todos os professores da rede estadual

Fica estabelecido o valor de R$ 1.953,56 como menor remuneração para o cargo de professor de ensino médio. 


A Assembléia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (24), projeto de lei do Governo do Estado que concede reajuste salarial de 7,29%, este ano, para os professores de nível médio, que representam 16% da rede da rede pública estadual. O reajuste será retroativo a janeiro de 2011, garantindo, assim, o piso salarial nacional aprovado pela Câmara Federal e Senado (Congresso Nacional).

O projeto ainda prevê o cumprimento de novos reajustes que venham a incidir sobre a remuneração da categoria, garantindo ganhos reais de 10,64% até 2014, e foi resultado do acordo assinado pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação e da Administração, com a APLB Sindicato. O reajuste este ano vai representar um impacto de R$ 83 milhões no orçamento estadual.

O presidente da APLB Sindicato, professor Rui Oliveira, ressaltou a importância da aprovação. “Nós tivemos 48 deputados aqui na Assembleia para votar essa matéria. Isso mostra a importância da causa. Comemoramos a conquista porque a categoria merece”. O deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia, também comemorou: “é muito importante este acordo porque foi vencida uma dificuldade de diálogo, foi realizada uma composição. Estamos dando um passo importante para harmonizar a política estadual com a federal”. O vice-líder da oposição, deputado Bruno Reis, foi o relator.

De acordo com o projeto aprovado, fica estabelecido o valor de R$ 1.953,56 como menor remuneração para o cargo de professor de ensino médio com licenciatura, com atuação de 40 horas semanais. Este grupo, que representa 84% do total de docentes da rede, já rercebiam salários acima do piso nacional.  Para os professores de nível médio, que representa 16% da rede, a menor remuneração será de R$ 1.558,39, com atuação de 40 horas semanais. Desta forma, o Governo da Bahia mantém o cumprimento do piso salarial nacional na rede pública estadual.

Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, “o acordo e o projeto de lei integram a política de valorização do professor, dentro do compromisso do programa Todos pela Escola para garantir aos estudantes o direito de aprender”. Segundo ele, o Governo da Bahia vem garantindo todos os acordos firmados com a categoria, inclusive assegurando a oferta de cursos de formação superior para os docentes tanto da rede estadual como municipais.
“Buscamos atender ao máximo as necessidades da carreira do Magistério, salvaguardando os limites prudenciais da lei de Responsabilidade Fiscal. O impacto é significativo e reflete o esforço do Governo da Bahia em melhorar a qualidade da educação pública”, afirma o Secretário da Administração, Manoel Vitório.

Plano de Carreira – Vale lembrar que a Bahia é exemplo nacional com a implantação do Plano de Carreira do Professor. Instituído em 2008, o plano estabelece duas formas de progressão funcional que permitem reajustes salariais: o avanço vertical automático por titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão horizontal decorrente da avaliação de desempenho.

Aplicada pela primeira vez em 2010, a Avaliação de Desempenho já beneficiou 6.335 professores e coordenadores pedagógicos. Mais do que garantir o aumento salarial de 15%, o resultado auxilia os educadores no seu próprio desenvolvimento e funciona ainda como instrumento para a Secretaria da Educação do Estado elaborar os programas de formação de docentes.
Fonte: SECOM

POLÍTICA: ADVOGADO "CACÁ", ESTUDA A POSSIBILIDADE DE UMA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE ADUSTINA


A direção da Rede de Comunicação do Nordeste entrou em contato com o Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Adustina, Dr. Carlos Roberto  Ribeiro do Rosário, conhecido como "Cacá", para esclarecer uma série de comentários, sobre uma possível pré-candidatura a prefeito de Adustina. Por telefone "Cacá" confirmou que existe a possibilidade de se lançar pré-candidato e que se reunirá nos próximos dias com o Partido Progressista (PP) no qual é filiado, para decidir se irá ou não concorrer as eleições municipais de 2012. 

Política: TSE baixa nova norma sobre pesquisas eleitorais com vigência a partir de 2012

Durante a sessão administrativa desta quinta-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, mais três resoluções que servirão para orientar o processo eleitoral das eleições municipais de 2012.


A aprovação das resoluções das Eleições 2012 ainda neste ano permite que o Tribunal Superior Eleitoral antecipe o seu cronograma de aquisições, por meio de licitação, dos serviços e materiais indispensáveis à realização do pleito. A realização das licitações com tal antecedência resulta na redução dos valores dos contratos e, em consequência, no custo da eleição.

A resolução sobre as pesquisas eleitorais dispõe que a partir de 1º de janeiro de 2012 as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar no juízo eleitoral, ao qual compete fazer o registro dos candidatos, com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação.

Para isso, as entidades e empresas devem prestar as seguintes informações: quem contratou a pesquisa; o valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho e margem de erro, entre outros dados.

Ainda conforme as regras para realização e divulgação das pesquisas eleitorais, a partir de cinco de julho de 2012, os nomes de todos os candidatos deverão constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, deverão ser informados obrigatoriamente: o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou e o número de registro da pesquisa.

As pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que respeitado o prazo de cinco dias para o registro. A divulgação de levantamento de intenção de voto efetivado no dia das eleições somente se fará após encerrada a votação na respectiva unidade federativa.

Na divulgação de pesquisas no horário eleitoral gratuito, devem ser informados o período de sua realização e a margem de erro. Não é obrigatório que os concorrentes sejam mencionados, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor em erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

Fonte: Agência de Notícias da Justiça Eleitoral

Bahia: Estado tem seis cursos de Direito entre os melhores do país, segundo OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nesta quarta-feira (23), durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, os resultados do Selo OAB de 2011, que examina a qualidade de todos os cursos de Direito do país. Do total de 1.210 cursos existentes, o Conselho Federal da OAB, responsável pela avaliação, recomendou apenas 90, o equivalente a apenas 7,4% das faculdades.

Na Bahia, seis universidades aparecem na lista: Universidade Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Somente a UCSAL pertence à rede particular de ensino.

Os cursos das universidades baianas, que se destacaram dentro dos critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade, receberão premiação da Ordem. A Comissão formada por professores, por especialistas em educação jurídica e também por advogados tomou como pré-requisito as faculdades que participaram, como pelo menos 20 alunos inscritos, dos três últimos Exame de Ordem unificados. Em seguida, a equipe cruzou os dados dos índices obtidos pelos centros de ensino nos Exames (2010.2, 2010.3 e 2011.1) com o conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.

De todos os 27 Estados brasileiros, apenas o Acre e o Mato Grosso não tiveram nenhuma faculdade recomendada pela OAB. De acordo com o presidente da instituição, Ophir Cavalcante, os cursos dessas duas unidades da federação não atingiram a nota mínima dos critérios de avaliação ou estão submetidos a processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC). A OAB, para finalizar os resultados, também considerou os possíveis pareceres desfavoráveis da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação dos cursos.

Fonte: Correio 24 Horas

Violência: Bahia é o 7º estado mais violento do Brasil

 
Seis dos oito Estados mais violentos do país estão no Nordeste, segundo a 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Justiça. O levantamento foi divulgado na tarde desta quarta-feira (23), em Brasília.

O Estado com maior registro de mortes no país continua sendo Alagoas, que registrou 68,2 mortes por 100 mil habitantes no ano passado, seguido de Paraíba (38,2) e Pernambuco (36,4). Rondônia aparece em quatro, com 35,1, seguido de Sergipe (33,8). Bahia é o sétimo Estado com o pior índice (31,7), atrás do Pará (33,2). Ceará tem 31,2; Amazonas, 30,2, e Mato Grosso, 28,5 mortes por 100 mil habitantes.
A despeito dos problemas de confiabilidade dos registros, segundo informa a ONG, os números mostram que o total de homicídios dolosos registrados no Brasil, em 2010, foi de 40.974, uma queda de 2,1% em relação a 2009 (quando 42.023 crimes letais intencionais foram registrados).

Sobre a média nacional, são 21,5 mortes por 100 mil habitantes em 2010 -o índice teve uma ligeira queda em relação a 2009, quando foram registrados 21,9. O número ainda está longe do recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que considera índices acima de 10 homicídios a cada 100 mil habitantes uma situação de epidemia.

Alagoas já estava na primeira posição do ranking em 2009, com 47,7 mortes por 100 mil habitantes -o índice teve aumento de 42,8%. O índice da Paraíba também cresceu, de 31,2 para 38,2 -variação de 22,4%.

 

Gastos com segurança pública

Os gastos com segurança pública no país totalizaram R$ 47,5 bilhões no ano passado, um crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior. Apesar do aumento nacional, a região Sudeste (a mais populosa do país), diminuiu os gastos em 10%: de cerca de R$ 20 bilhões em 2009 para R$ 18 bilhões em 2010.

Em São Paulo, a verba caiu 27,62% -de R$ 10,12 bilhões para R$ 7,32 bilhões. Os outros três Estados da região, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, aumentaram seus investimentos em 9,86%, 5,17% e 5,49%, respectivamente. "Apesar do impulso, São Paulo continua sendo o Estado que mais investiu no setor, em volumes absolutos. Em seguida, aparece Minas Gerais, que gastou R$ 5,91 bilhões, Rio de Janeiro, com R$ 3,91 bilhões, e Espírito Santo, com R$ 768,75 milhões", diz o estudo.

As despesas com policiamento foram os que mais caíram. São Paulo gastou, em 2010, R$ 2,63 bilhões a menos do que em 2009. Rio de Janeiro foi o único Estado da região a aumentar os recursos para policiamento, disponibilizando R$ 416,73 milhões -um total 36,38% maior do que o ano anterior.

Mas o governo fluminense foi o que mais reduziu as despesas com Defesa Civil, restringindo o orçamento em 10,71%, de R$ 136,29 milhões, para R$ 121,7 milhões. São Paulo,foi o único Estado a ampliar a verba na área: era de R$ 19,98 milhões, em 2009, e chegou a R$ 28,46 milhões, em 2010.

PROJOVEM SELECIONA PROFESSORES PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES RURAIS

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas até esta sexta-feira (25) para a seleção pública de professores-formadores do programa ProJovem campo : Saberes da Terra, iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).
A seleção está disponibilizando 18 vagas, reservadas para professores das áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, e ciências agrárias, com experiência em educação do campo e educação de jovens e adultos.

Os interessados devem se inscrever na sede da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) – executora do ProJovem na universidade –, no bairro do Imbuí, em Salvador, ou via Sedex. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar ficha de inscrição e documentos exigidos no edital da seleção.

Os docentes selecionados vão atuar em quatro territórios de cidadania: Sisal (Serrinha), Nordeste II (Ribeira do Pombal), Velho Chico (Bom Jesus da Lapa) ou Itaparica (Paulo Afonso). O professor-formador receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 60 por hora-aula.
A ação visa capacitar educadores da região rural a partir de aulas distribuídas em três eixos temáticos: desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial; economia solidária; e pesquisa e planejamento.
O resultado da seleção está previsto para ser divulgado até o dia 3 de dezembro. As aulas devem ter início dia 15 do mesmo mês.
Fonte: SECOM BAHIA

ADUSTINA : COMUNICADO IMPORTANTE COELBA


A COELBA INFORMA À POPULAÇÃO DE ADUSTINA, QUE IRÁ REALIZAR UM DESLIGAMENTO PROGRAMADO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO DIA  24/11/2011, DAS 09:00 ÀS 15:00HS

SERÃO ATINGIDAS AS SEGUINTES ÁREAS:
POV SITIO DA CONCEICAO, POV MALHADAS, POV LAGOA SECA, POV ALDEIAS, POV SÃO FRANCISCO, POV SANTANA, POV PAPAGAIO.

O DESLIGAMENTO SERÁ NECESSÁRIO PARA QUE TÉCNICOS DA CONCESSIONÁRIA POSSAM REALIZAR, COM SEGURANÇA, SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E MELHORAMENTO NA REDE ELÉTRICA QUE ATENDE AO MUNICÍPIO.

A EMPRESA AGRADECE A COMPREENSÃO DE SEUS CLIENTES E COLOCA-SE À DISPOSIÇÃO PARA OS ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS.


COELBA, SEMPRE AO SEU LADO.

TCM: TRIBUNAL REJEITA AS CONTAS DA PREFEITURA DE SÍTIO DO QUINTO


O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (22/11), decidiu pela rejeição das contas da Prefeitura de Sítio do Quinto, da responsabilidade de Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, relativas ao exercício de 2010, devido a abertura irregular de créditos suplementares na ordem de R$ 8.860.955,47.

O relator, conselheiro Paolo Marconi, aplicou multas de R$ 25.200,00, equivalente a 30% dos seus vencimentos anuais, por ter deixado de reduzir o gasto com pessoal, e outra de R$ 5 mil pelas diversas irregularidades cometidas.

O Executivo alcançou uma receita na ordem de R$ 16.727.189,03 e promoveu gastos no importe de R$ 17.933.913,89, revelando um déficit de execução orçamentária na ordem de R$ 1.206.724,86.

A gestão efetuou abertura de créditos suplementares nos meses de março, julho e novembro, na ordem de R$ 8.860.955,47, sem o consentimento do Legislativo, em desacordo com art. 167, V, da Constituição Federal e 42, da Lei 4.320/64, comprometendo o mérito das contas

Ficou comprovado que a prefeitura não realizou os repasses previdenciários obrigatórios por Lei como: “INSS – do Executivo”, “INSS Saúde FUS – Poder Executivo”, “INSS Educação – Poder Executivo e “INSS – FUNDEB 60% - Poder Executivo”, com os respectivos montantes de R$ 662.210,64, R$ 84.395,64, R$ 19.809,47 e R$ 443.452,85,

Com relação a restos a pagar restou comprovado que o caixa municipal não é suficiente para arcar com os compromissos, tendo um saldo negativo de R$ 2.818.727,76. descumprindo assim o art. 42 da Lei Complementar 101 – LRF, que pode provocar a rejeição das contas no último ano do mandato.

Foram investidos na Educação, o importe de R$ 6.233.053,69, correspondendo a 25,07%, de acordo com o art. 212 da Constituição Federal.

Da mesma forma, a Prefeitura aplicou R$ 3.380.510,09 dos recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica na remuneração dos profissionais do magistério, atingindo o percentual de 61,77%.

Nas Ações e Serviços Públicos de Saúde foram aplicados R$ 10.177.414,44, correspondendo a 16,27%, de acordo com art. 77 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que fixa o mínimo em 15% dos recursos investidos.

O relatório técnico apontou ainda as seguintes irregularidades: existência de elevado déficit orçamentário; despesas realizadas com recursos do FUNDEB com desvio de finalidade; reincidência na omissão da cobrança da dívida ativa; omissão na cobrança de multas e ressarcimentos; remessas de dados fora dos prazos limites; descumprimento das metas fiscais e a Ausência do Parecer do Conselho Municipal de Saúde.

Íntegra do voto das contas da Prefeitura de Sítio do Quinto. (O voto estará disponível após conferência).
Fonte: TCM

ESPORTE: ADUSTINENSES SE DESTACAM EM CIRCUITO DE CORRIDA DO CARTEIRO EM SE

Maratonistas de Adustina surpreendem em corrida profissional
e viram motivo de orgulho entre os adustinenses.


No circuíto Nacional de Corrida do Carteiro, realizado em Aracaju, Sergipe, no dia 06 de novembro, quatro maratonistas da cidade baiana de Adustina tiveram atuação de destaque, os atletas alcançaram um nível de prova próximo ao dos profissionais, patamar ainda não alcançado por nenhum outro maratonista amador na história de Adustina. Os atletas como "Domingos da Quixabeira" obteve índice para correr entre os profissionais da principal categoria (elite); "Dona Rosa" chegou na 4º posição, apenas 20 segundos atrás da 3º colocada; "Leinho" completou a prova na 10º posição e "Anilton" chegou em 25º.


- " A Equipe está em formação temos hoje 14 atletas (10 homens e 4 Mulheres), pretendemos formar uma equipe com 30 pessoas para participarmos e competirmos na região, quem sabe até fora do estado. Para isso, necessitamos de apoio e patrocínio para representar a nossa cidade e o comércio local". comentou Anilton à equipe de reportagem do ADUSTINA.NET.

CONFIRA O DESEMPENHO DE CADA ATLETA NA PROVA


Atleta: Rosa Leite Souza "Dona Rosa"
Categoria: 50 a 54 anos
Classificação no Geral: 36º posição
Classificação por categoria: 4º posição ("Dona Rosa" chegou 20 segundos atrás da 3º colocada)
Tempo: 53 min 43 seg
Ritmo: 5 min 22 seg por km


Atleta: Domingos de Jesus Santos "Domingos da Quixabeira"
Categoria: 25 a 29 anos
Classificação no Geral: 26º posição
Classificação por categoria: 7º posição
Tempo: 35 min 21 seg (obteve o índice para correr na elite)
Ritmo: 3 min 32 seg por km


Atleta: Saleziano Vieira "Leinho"
Categoria: 35 a 39 anos
Classificação no Geral: 75º posição
Classificação por categoria: 10º posição
Tempo: 42 min 08 seg
Ritmo: 4 min 12 seg por km


Atleta: José Anilton Souza "Anilton Motocicleta"
Categoria: 35 a 39 anos
Classificação no Geral: 138º posição
Classificação por categoria: 25º posição
Tempo: 48 min 26 seg
Ritmo: 4 min 50 seg por km

Aos empresários, amigos e investidores que tiverem interesse em patrocinar, divulgar seus nomes além de nossa região e ajudar os nossos atletas a serem campeões, entre em contato com "Anilton" pelo tel: (75) 3496-2029 - (75) 99219670 ou através do e-mail: aniltonsilva2@hotmail.com

(FONTE: ADUSTINA.NET)

Economia: Novo salário mínimo deve valer R$ 622,73


 O governo anunciou, nesta segunda-feira (21), a elevação do valor do salário mínimo para R$ 622,73 ao Congresso Nacional. O novo piso dos trabalhadores deve vigorar a partir de 1º de janeiro de 2012. A previsão anterior era de R$ 619,21, mas foi revisada para o atual montante. O comunicado foi enviado em ofício do Ministério do Planejamento. O projeto orçamentário, em agosto passado, foi feito com previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 5,7%. Com a atualização que elevou a inflação para 6,3 %, também haverá a elevação do reajuste do salário mínimo, que era 13,62% para 14,26% em relação ao atual valor que é de R$ 545,00.

ESPORTE: VEJA A TABELA DE JOGOS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE ADUSTINA


 TABELA COMPLETA DOS JOGOS (1ª FASE):

GRUPO A - (05/11 - SÁBADO)
Guarujá 0 x 2 Santana - 14:45h - Local: Bela Vista
Bela Vista 3 x 0 Malhadas - 16:45h - Local: Bela Vista

GRUPO B - (06/11 - DOMINGO)
Baixa Vermelha 4 x 3 Lagoa Seca - 14:45h - Local: Baixa Vermelha
Riacho 0 x 3 05 de Abril - 16:45h - Local: Baixa Vermelha

GRUPO B - (12/11- SÁBADO)
05 de Abril 2 x 0 Tauazeiro - 14:45h - Local: Lagoa Seca
Lagoa Seca 1 x 1 Riacho - 16:45h - Local: Lagoa Seca


GRUPO A - (13/11 - DOMINGO)
Bela Vista 1 x 0 União - 14:45h - Local: Malhadas
Malhadas 3 x 4 Guarujá - 16:45h - Local: Malhadas

GRUPO B - (19/11 - SÁBADO)
Santana 3 x 0 Malhadas - 14:45h - Local: Sede
Guarujá 1 x 2 União - 16:45h - Local: Sede

GRUPO A - (20/11 - DOMINGO)
Riacho 2 x 2 Baixa Vermelha - 14:45h - Local: Tauazeiro
Tauazeiro 3 x 1 Lagoa Seca - 16:45h - Local: Tauazeiro

GRUPO B - (26/11 - SÁBADO)
05 de Abril x Lagoa Seca - 14:45h - Local: Baixa Vermelha
Baixa Vermelha x Tauazeiro - 16:45h - Local Baixa vermelha

GRUPO A - (27/11 - DOMINGO)
União x Malhadas - 14:45h - Local: Santana
Santana x Bela Vista - 16:45h - Local: Santana

GRUPO A - (10/12 - SÁBADO)
Guarujá x Bela Vista - 14:45h - Local: Sede
União x Santana - 16:45h - Local Sede

GRUPO B - (11/12 - DOMINGO)
Riacho x Tauazeiro - 14:45h - Local: Sede
05 de Abril x Baixa Vermelha - 16:45h - Local: Sede

REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ADUSTINA
ORG: JUNINHO

PUBLICIDADE: CHEGOU EM ADUSTINA O AUTO POSTO ROTA DO MILHO

A direção do Auto Posto Rota do Milho informa que dentro de alguns dias começa a venda de combustíveis. Nosso telefone para contato: (75) 99214444 ou (75) 99819228, falar com Leonardo Ribeiro o "Léo". 

 O AUTO POSTO ROTA DO MILHO fica localizado no
povoado Sítio da Conceição (BA 220) em Adustina.

Política: Lula chega a hospital em SP para nova etapa da quimioterapia

Câncer na laringe do ex-presidente foi identificado no fim de outubro. Hospital Sírio-Libanês avaliou tumor com 'nível de agressividade médio'.


De chapéu, Lula chega a hospital na manhã desta segunda-feira 

O ex-presidente Lula chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pouco antes das 8h30 para a segunda etapa da quimioterapia contra um câncer na laringe. Lula entrou no hospital acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e não falou com a imprensa. O Hospital Sírio-Libanês, onde ele faz o tratamento desde que a doença foi diagnosticada, em 29 de outubro, não divulgou que procedimentos serão tomados e nem por quanto tempo Lula deverá permanecer internado.

O exame que identificou um tumor maligno na laringe de Lula foi feito num sábado. Na segunda e terça-feira seguintes, o ex-presidente iniciou e concluiu a primeira fase da quimioterapia. Ele saiu do hospital com um cateter que controlou a liberação dos medicamentos por mais 120 horas.

 Lula volta a hospital 21 dias após primeira sessão de quimioterapia

De acordo com a equipe médica do Sírio-Libanês, o tumor tem "nível de agressividade médio" e não deverá ser necessário fazer cirurgia. Ao todo, o ex-presidente passará por três rodadas de tratamento, contando com a que já foi concluída. O intervalo entre elas é de cerca de 21 dias. Uma radioterapia deverá ser feita num período entre três e quatro semanas após a última etapa da quimioterapia.
Fonte: G1

Saúde: Número de pessoas com HIV chega a 34 milhões no mundo, diz ONU

 
Em 2010, houve 2,7 milhões de novas infecções e 1,8 milhão de óbitos. Unaids divulgou novo censo de soropositivos nesta segunda-feira (21).

As Nações Unidas divulgaram nesta segunda-feira (21) que 34 milhões de pessoas no mundo conviviam com o vírus HIV até o fim do ano de 2010. O novo balanço de soropositivos foi divulgado pela Unaids, braço da organização que mantém estatísticas e iniciativas sobre a Aids.

No ano passado, foram 2,7 milhões de novas infecções pelo vírus HIV e 1,8 milhão de óbitos por conta de complicações ligadas à doença. Novos dados sobre infecções e mortes no Brasil.serão divulgados no dia 1º de dezembro pelo Ministério da Saúde.

Mas o número de mortes ligadas à Aids caíram 21% desde 2005. Novas infecções anuais pelo vírus HIV reduziram 21% desde 1997. Para Michael Sidibé, diretor executivo da Unaids, mesmo com a crise financeira mundial, o combate à doença não sofreu grandes consequências. Segundo a Unaids, o acesso a tratamento poupou 2,5 milhões de vidas desde 1995.

Informações da Unaids e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 47% de 14,2 milhões que teriam direito a tratamento realmente terapia antirretroviral em países onde as pessoas têm renda baixa ou média, segundo padrões definidos pela ONU. Esse acesso aumentou em 1,3 milhão de pessoas desde 2009.
As quedas nas infecções anuais e nas mortes aconteceram por causa da melhora no atendimento contra a doença em nações da África Subsaariana. Mais embaixo, na África do Sul, houve uma redução de um terço no número de pessoas que contraíram o vírus desde 1997 - o país é o líder no ranking de novos soropositivos a cada ano.

No Caribe, as novas infecções tambem caíram cerca de 33% em comparação com os níveis de 2001. Os avanços principais ocorreram na Jamaica e na República Dominicana.
 Fonte: G1

RCN: ROBERTO SANTOS É ENTREVISTADO NO PROGRAMA A HORA DO LEGISLATIVO


 Em entrevista concedida a REDE DE COMUNICAÇÃO DO NORDESTE no programa A HORA DO LEGISLATIVO, o escritor Roberto Santos, filho do saudoso ex-prefeito de Adustina, Antônio Gomes de Santana, "Tonho Salú", confirmou na manhã desta sexta-feira (18), que concorrerá a prefeitura de Adustina pelo Partido dos Trabalhadores, nas eleições de 2012.

"Sou pré-candidato do Partido dos Trabalhadores em Adustina, a gente vem desenvolvendo um trabalho há 3 anos, trazendo conquistas para o município e muitas outras virão até o ano que vem". - declarou Roberto.

Roberto Santos comentou ainda sobre alguns assuntos importantes relacionados a política, dentre elas destacou a importância da união do grupo da oposição.

"A melhor maneira de unir a oposição hoje é a entrada, a intervenção da Secretaria de Estado da Articulação Política do Governo do Estado. Eu acho que a partir de janeiro, a política estadual começa intervir na questão de Adustina, para que as pessoas entendam bem, nós temos um governador que tem olhado muito bem para essa região, o governo Wagner tem colocado a disposição muitos recursos, ou seja, foi construída a estrada que liga Cícero Dantas a Paripiranga, está sendo efetivado o programa Água Para Todos,estão sendo implantados aqui no município vários projetos de eletrificação rural, projetos de pavimentação e novos projetos que irão surgir em janeiro e ninguém melhor para unir do que o próprio governador Wagner, do que o próprio Partido dos Trabalhadores. Eu acho que a melhor forma de unir esta oposição é chamando para mesa, conversando e expondo. Se nós temos governador e nós temos presidente o que vocês querem mais? Unir em torno da sigla, dessa força que se tornou a maior aliança política brasileira e por que não pode se tornar a maior aliança política de Adustina? A partir da intervenção da sigla PT. Eu vejo que a oposição só precisa de diálogo, entre Roberto Santos que hoje está a frente do PT, entre o próprio PMDB onde quem está a frente é "Zé Aldo", o próprio PP de Gilberto Soldado, o PC do B enfim, todos os partidos, não custa nada todos sentarem e discutirmos , porque nós somos oposição ao atual gestor". - comentou Roberto Santos.

ALIANÇA

"Foi decido na Executiva Estadual, que o PT para as próximas eleições de 2012, não poderá fazer alianças com o PSDB, DEM e o PPS. No caso do PMDB, o PT só poderá fazer aliança com autorização da Executiva Estadual. Mas, conversando tudo da certo".

PRETENSÕES POLÍTICAS (SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, LAZER, CULTURA, ESPORTE E ECONOMIA)

"Eu sendo prefeito de uma cidade como a de Adustina, eu desenvolveria um projeto audacioso, atingindo as áreas de: saúde, educação, saneamento básico, lazer, cultura, esporte e iria trabalhar incansavelmente no desenvolvimento da economia do município, incentivando o comércio, através de campanhas, incentivando a construção de um parque industrial no município, por que esta seria a principal meta de um administrador. Se me outorgassem o direito de ser o gestor do município, a minha primeira atitude seria procurar a classe empresarial brasileira, através da esfera governamental do partido, no sentido de conquistar para Adustina um parque industrial, onde fosse efetivada a construção de pelo menos no mínimo cinco industrias que pudesse gerar em torno de mil e quinhentos a dois mil empregos para que o nosso jovem de Adustina, não precise se deslocar daqui para São Paulo, para que as pessoas de Adustina não precisem ficar mendigando em outros municípios da região. Na área de saúde, eu teria também um projeto audacioso, que seria a construção de um hospital, esse hospital irá atender toda demanda de saúde do município na questão de exames, na questão de preventivos, enfim, uma estrutura que pudesse atender muito bem a nossa população. Na área de educação, eu iria fazer a educação voltada aos princípios básicos, ou seja, discutindo com a classe, na ampliação da rede, na concretização de projetos onde fosse efetivadas a construção de uma escola técnica no município, onde fosse realizados cursos superiores no nossa cidade. Na área de saneamento básico, os recursos existem lá em Brasília, na efetivação de uma melhor infra-estrutura como: esgoto, calçamento, enfim iria ver essa parte do esgotamento sanitário em relação ao Açude público de Adustina, que é uma questão crucial. Na área de cultura, seria uma área primordial, no incentivo a cultura, no incentivo de construção de centros de treinamentos e de formação. O esporte é simples demais desenvolver um projeto, por que temos pessoas qualificadas com este pensamento, onde a gente iria sentar, discutir e iria buscar esses recursos em Salvador e Brasília, pois, Adustina precisa de um estádio de futebol, precisa de um ginásio de esporte, os povoados precisam de quadras poliesportivas cobertas e tudo isso tá fácil conseguir, por que tem os recursos, bastar que o gestor público municipal se interesse em ir buscar. Na área de economia e comércio, no momento que a Adustina tiver essa integração, alias a vinda de todas as regiões para se fazer o comércio aqui, o comércio cresce. Nós estamos com um pedido feito junto a deputada Fátima Nunes, que irá promover dentro de poucos dias, uma audiência pública no povoado de São Francisco, onde teremos a presença do: Secretário da Casa Civil do Governo de Sergipe Dr. Francisco, Deputado Gilmar Carvalho, Deputada Estadual Fátima Nunes, Deputado Federal Josias Gomes e o pessoal da Secretaria de Infra-estrutura no sentido de fazer a ligação asfáltica do povoado Sítio da Conceição até o São Francisco e o governo de Sergipe fazer do São Francisco uma cacimba nova, tudo isso é visando a integração municipal no sentido da revitalização do comércio em nossa região". - finalizou Roberto Santos.
(POR: ADUSTINA.NET)